Psicologo, Psiquiatra, Psicanalista, o que é cada um afinal?
Este post tenho a intenção de guiar os leitores para que entendam a diferença entre essas três áreas que participam do estudo da psique, a psicologia, a psiquiatria e a psicanalise.
A diferença não é apenas "Psiquiatra pode passar remédio e o psicologo não" isso é apenas uma delas, mas não a unica. Assim como psicologia não é o "vou deitar no divã e vão resolver todos os meus problemas".
E creio que se chegaram ate aqui também sabem que nenhum deles é apenas para pessoas "loucas".
![Louco (Mauricio de Sousa) – Wikipédia, a enciclopédia livre](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/7/73/Louco_%28Mauricio_de_Sousa%29.png)
Vamos lá?
PSICÓLOGO
É um profissional com graduação em psicologia, um curso superior que dura 5 anos, e nela aprende as psicologias, ou seja, abordagens para intervenções sobre processos mentais como comportamento, emoções, pensamento e razões entre outras coisas sobre a mente do ser humano, atuando com psicoterapias e psicodiagnósticos (que são de exclusividade do psicologo e é diferente do diagnostico médico).
Quando perguntado a uma estudante de psicologia como ela definiria seu curso, a resposta foi a seguinte: "Meio clichê mas diria primeiramente que são psicologias. A psicologia surgiu como uma forma de manipular o ser humano para encaixa-li na forma mais funcional para a sociedade, mas que hoje em dia tem seu centro, baseado em uma psicologia ética, que tenta compreender o ser humano e seu sofrimento e ajudar a a ameniza-lo"
Diferente do que muitos pensam, o psicologo pode atuar em diversas áreas além da clínica como escolas, equipes esportivas, empresas e ate mesmo em hospitais (podemos falar mais sobre isso depois em outros posts).
As abordagens dos psicólogos tem como foco entender o paciente e ajuda-los a sair do sofrimento psíquico emocional seja com as palavras e atividades com as ferramentas que eles possuem ou em paralelo com o tratamento psiquiátrico, o que acharem mais importante e necessário para o individuo.
Vale lembrar também que a psicologia possui diversas áreas de especialização entre elas Psicologia infantil, Psicologia social, Psicologia hospitalar, Neuropsicologia entre outras pós-graduações que permitem mais conhecimento e aprofundamento dentro da área escolhida.
![Terapia Mental - Spaço Alternativo](https://www.spacoalternativo.com.br/wp-content/uploads/2018/03/terapia-mental.jpg)
PSIQUIATRA
O psiquiatra é um profissional com graduação inicial em medicina, um curso superior de duração de 6 anos, e especialização normalmente através da residência em psiquiatria que dura em torno de 3 anos.
A especialização faz com que haja o aprofundamento médico no conhecimento das faculdades mentais, o que faz com que ele consiga diagnosticar transtornos e síndromes mentais, podendo inclusive entrar com a prescrição de medicamentos adequados para cada causa.
Ah, mas qual a diferença entre isso e o psicologo? Não era algo alem do remédio?
Sim. As teorias e praticas estudadas pelo psicologo e o psiquiatra são completamente diferentes, a abordagem médica psiquiátrica é muitas vezes mais objetiva e pode envolver pedidos de exames, perguntas sobre antecedentes médicos entre outras, e o tratamento não envolve uma terapia de longa duração como com o psicologo. Mas o mais importante é que ambos andam lado a lado, muitas vezes depois de dado o diagnostico médico da pessoa, é recomendado que exista em paralelo com o medicamento uma terapia com psicologo para ajudar o paciente a "curar" seus transtornos.
![Residência em psiquiatria do Hospital de Saúde Mental é referência ...](https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/unnamed-2020-03-04T111745.756.png)
PSICANALISTA
Este profissional por sua vez, não é formado nem em medicina nem em psicologia, psicanalise não é considerada no brasil ainda como uma formação superior, sendo assim o psicanalista possui conhecimento através de um curso dado pelas instituições de psicanalise (que muitas vezes podem exigir que tenham algum tipo de graduação anterior), seu tempo de curso varia de 2 anos a mais que isso.
A psicanalise foi criada no seculo XIX por Sigmund Freud, um medico neurologista e psiquiátrico que resolveu estudar a compreensão do sere humano através de diversas teorias do consciente e subconsciente através exclusivamente da fala.
O grande "deitar no divã" vem da psicanalise, pois o tratamento é feito através da escuta ativa do profissional e da fala do paciente. Mas, porque o "deitar no divã"? Simples, dessa forma é mais comum que o paciente se sinta mais a vontade e passe a falar sua historia (que sera dirigida pelo profissional) de forma mais fluida para que o psicanalista possa captar os "insights" presentes que levam ao comportamento especifico daquela pessoa muitas vezes baseado no inconsciente.
O grande estudo e a grande diferença entre o psicologo e o psicanalista alem da graduação é o foco do estudo, o psicologo tem conhecimento tanto da parte consciente e inconsciente do ser e procuram proporcionar o autoconhecimento, mas de forma diferente, afinal, a psicanalise criada por Freud estuda principalmente o inconsciente acreditando que este é o maior responsável pelo comportamento e não apenas aquilo que esta nítido a nossa vista, um grande exemplo disso são os grandes estudos de Freud sobre a teoria dos sonhos (que abordaremos também em outros posts).
![Arquivo para Será que Freud explica - Solteirar.com](https://solteirar.com/wp-content/uploads/2015/03/Imagem2-700x371.jpg)
E aí, o que acharam? Deixe seu comentário ou duvida nas caixas abaixo, inclusive ideias ou curiosidades sobre temas que podemos abordar aqui!
Paz,
Tudo.psiq
Fonte das imagens: Louco de Mauricio de Sousa, Imagem usada em psicolgo ; Imagem usada em psiquiatra ; Imagem usada em psicanalista
Excelente explicação! 👏👏👏
ResponderExcluir