Conceitos básicos - Doença, distúrbio, transtorno e síndrome, o que é cada um?




Olá!
Hoje vamos falar de algo básico porem muito importante na hora de entender, denominar e saber como funcionam algumas patologias, são eles a Doença, a Síndrome, o Transtorno e o Distúrbio, muitas pessoas pensam que são as mesmas coisas, então hoje vamos esclarecer algumas diferenças! Vamos lá?

DOENÇA – A palavra doença vem do latim “dolentia” que significa padecimento; Sua definição segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é a ausência de saúde, ou seja, é uma alteração anormal de algum órgão ou psique que possui alguns sintomas específicos característico daquela doença, como por exemplo, a Dengue.

SÍNDROME – Vem do grego “syndromé” que significa reunião; É dado o nome de Sindrome uma condição médica onde a caracterização vem de um grupo de sinais e sintomas de diversas origens diferentes (o que na doença que é apenas uma origem especifica) inclusive, há a possibilidade de nem se saber a causa dessa sindrome. De acordo o tempo seus sintomas podem variar e até chegarem ao ponto de desaparecerem, podendo retornar depois. Como exemplo temos a Sindrome do Pânico e ate mesmo a Sindrome de Down.

TRANSTORNO – Sua origem vem do verbo “Transtornar” pela ideia de “perturbar a ordem ou confundir”; Podendo ser conceituado como a perturbação da ordem mental, trazendo problemas interpessoais, confusões de personalidade e ate sofrimentos ao indivíduo e até afetar coisas comuns do dia-a-dia da pessoa. Este não precisa ser necessariamente ligado a alguma doença.  Na psiquiatria temos os transtornos classificados em tipos como alimentar, emocional, personalidade e ate movimento. Alguns exemplos de transtorno são: Transtorno de Personalidade Borderline e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

DISTÚRBIO – Vem do latim “Disturbare” que significa “demolir, incomodar”. É uma disfunção nas condições físicas ou mentais que causam um desequilíbrio patológico que afeta o funcionamento de algo podendo causar problemas tanto na rotina como no desenvolvimento neurológico. Temos como exemplo a Dislexia e a Disgrafia.

Vale lembrar que a AIDS é chamada de sindrome devido razões históricas, pois hoje em dia já se conhece suas características, causas e formas que afetam o corpo.

Por hoje é isso! Espero ter esclarecido bem o que é cada um para vocês e se gostaram ou tiverem alguma dúvida, deixa aqui seu comentário que eu respondo! Ate a próxima semana!



Sites de referencia:
Origem da Palavra - https://origemdapalavra.com.br
Clinica E care - http://clinicaecare.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-doenca-sindrome-e-transtorno/
Minha vida - https://www.minhavida.com.br/saude/perguntas/102653-qual-e-a-diferenca-entre-sindrome-e-transtorno
Brasil escola - https://brasilescola.uol.com.br/doencas/diferenca-entre-doencas-sindromes-transtornos.htm
Estancia Bela Vista - https://estanciabelavista.org.br/qual-a-diferenca-entre-sindrome-transtorno-e-disturbio/
CANPP - https://canpp.com.br/sindrome-transtorno-doenca-e-disturbio-qual-a-diferenca/
Neuro saber - https://neurosaber.com.br/entenda-os-principais-disturbios-de-aprendizagem/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neurociências - A ciência da curiosidade sobre o encéfalo.

Transtorno de Sono-vigília - INSÔNIA